domingo, 22 de maio de 2011

TV Cultura é finalista de prêmio internacional

Na quinta edição do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, que premia produções audiovisuais, digitais e interativas de qualidade produzidas na América Latina, três das atrações indicadas são da TV Cultura.
Promovido no Brasil desde 2009 pela Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes), o Festival tem como objetivo revelar produções que contenham elementos que estimulem o público infanto-juvenil a sentir-se cultural e pessoalmente mais identificado com o que vê e ouve. Este ano, recebeu mais de 200 inscrições de toda a América Latina.
O Festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho, no Sesc Consolação, em São Paulo. A premiação será no dia 16.  O primeiro colocado de cada categoria audiovisual receberá uma passagem ida e volta, para uma pessoa, para participar do Festival Prix Jeunesse Internacional, em junho de 2012, na Alemanha.
Todos os conteúdos premiados terão exibição garantida no canal SESCTV, São Paulo, no período de 12 meses, a partir da data de premiação, e sempre estarão associados ao Festival Prix Jeunesse Iberoamericano.
As cinco categorias do Festival são:
Até 6 anos – ficção; Até 6 anos não-ficção; De 7 a 11 anos – ficção; De 7 a 11 anos – não-ficção; De 12 a 15 anos – ficção & não-ficção.
Finalistas da TV Cultura:
Cocoricó
Episódio: O caminho do lixo. Direção de Fernando Gomes, produção 2010 (Categoria Até 6 anos: ficção)

O programa é sucesso entre as crianças há 15 anos. A série traz as aventuras da turminha formada pelo garoto Júlio, as galinhas Lilica, Zazá e Lola, o cavalo Alípio, a vaca Mimosa, o porquinho Astolfo e muitos outros amigos que vivem numa alegre fazenda, e mostram histórias divertidas e atraentes às crianças em fase pré-escolar. Juntos, eles discutem temas como as estações do ano, comidas típicas e o clima, entre outros. Em 2011, a Turma foi passar férias na cidade e ganhou a temporada Cocoricó na Cidade, com novos episódios e clipes musicais.
Cultura é currículo
Episódio: Museu do Futebol. Direção de Leo Longo, produção 2010 (Categoria 15 Anos Ficção e não-ficção)
O programa está inserido no cotidiano escolar e no currículo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e propicia o encontro de alunos e de professores com várias manifestações artísticas e culturais. É composto por três projetos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a espaços culturais; Escola em Cena, que leva alunos para apresentação de peças teatrais e espetáculos de dança; e O Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes nas unidades que mantêm Ensino Médio. O programa amplia repertório, forma um novo público para visitar as instituições culturais, incentiva o protagonismo juvenil e revela inúmeros talentos.
Escola 2.0
Episódio: Marginalidade. Direção de Caetano Caruso, produção 2010 (Categoria 15 Anos Ficção e não-ficção)

O programa investe em sua missão de sensibilizar alunos, pais e professores de que o aprendizado pode e deve ser divertido e desafiador ao mesmo tempo. Transita entre a realidade e a dramaturgia para reproduzir o ambiente escolar, além de transmitir com humor conteúdos educacionais de forma criativa e leve, sempre despertando a curiosidade e a investigação. Ao dar voz aos alunos, faz com que eles assumam mais e mais o papel de protagonistas no universo da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário