segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sensacionalismo: Mais um ponto no ibope

         

A televisão apareceu no inicio dos anos 50 no Brasil. Até então as noticias e os mais variados programas eram feitos via radio, onde os locutores e apresentadores anunciavam a noticia ao ouvinte, com o grande evento da entrada da TV na sociedade brasileira as emissoras começaram a mexer com as emoções do povo televisionando as noticias, o jogo de vídeo e imagem era uma maneira muito mais fácil de prender o telespectador.
Porém com o passar dos anos isso foi mudando e com a entrada dos anos 2000, as emissoras brasileiras tiveram que se mexer para dar mais interatividade na relação: publico – televisão. Os realitys e a internet começaram a fazer parte desse movimento, na área do jornalismo não foi diferente, a violência, os crimes e as brigas no palco começaram a aparecer em diversos programas nas maiores emissoras de TV e cada vez com mais freqüência.
O que tem que ser observado é que nenhuma emissora tem uma real culpa nisso tudo, o fato do brasileiro ser curioso e querer saber detalhes, mesmo sendo eles os mais chocantes, fez com que cada vez mais as emissoras investissem nessa nova forma de jornalismo entre as massas.
A Rede Record e a Bandeirantes são campeãs nesse estilo grosseiro de jornalismo, programas como “Balanço Geral” e “Brasil Urgente “ mostram em números no ibope essa constatação. No Nordeste, onde se concentra um numero maior da classe pobre brasileira, esses programas são campeões de audiência e a cobertura feita em cima de algumas noticias de “caráter medonho” chega a ser desconfortável para quem assiste, mas que não consegue tirar os olhos da televisão.
O destaque também tem que ser dado a alguns programas de auditório, o Super Pop da Redetv, o programa do Ratinho no SBT e, porque não, o Pânico na TV também da Rede TV, fazem do sensacionalismo o carro-chefe de suas principais matérias.
No entanto, nos canais de noticias da TV paga a abordagem de alguns assuntos é feita de uma forma mais serena, menos apelativa e para um publico mais especifico. Já nos programas de auditório a TV paga sempre busca programas relacionados à saúde, alimentação e também alguns enlatados americanos. Resultado disso foi um grande êxodo para a TV fechada a partir dos anos 2000, justamente para tentar fugir dos programas de apelação que estavam cada vez mais explícitos e exagerados.
Por: Bruno Ribeiro

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