sexta-feira, 13 de maio de 2011

Robô de ‘Morde & Assopra’ custou R$ 45 mil e já disputou até partida de futebol

Zariguim: só a voz não é de verdade
“Morde & Assopra” pode até não ter conquistado o público adulto, mas já criou um personagem que é unanimidade entre a criançada: Zariguim, o pequenino robô companheiro de cena de Mateus Solano e Klara Castanho. E, ao contrário do que muita gente pode pensar, ele estar longe de existir somente no mundo da ficção. Originalmente batizado de Nao, a criatura foi descoberta por Walcyr Carrasco numa feira de tecnologia no Japão. O autor ficou tão encantado que resolveu incluí-lo na trama da novela das sete.
O robôzinho custou a bagatela de R$ 45 mil aos cofres da Globo. Com memória de oito gigabytes – o equivalente a um pen drive com bastante espaço ou um telefone celular -, Zariguim tem todos os seus movimentos programados antes das cenas serem gravadas. Ele faz quase tudo o que se mostra na TV, só não fala. Este truque é executado na pós-produção. Cabe a Duda Espinosa, dublador do Batman em desenhos animados fazer com que a máquina se comunique com os atores. Aliás, contando com Duda, Zariguim conta com quatro funcionários para operá-lo.
Por incrível que pareça, o Brasil é pioneiro no uso do robô. No exterior ele costuma ser usado como atração em competições esportivas. E acredite: protótipos de Zariguim já jogaram basquete e até mesmo futebol num campeonato chamado Robocup. Já pensou se a moda pega? Ganso e Neymar que se cuidem.
Na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário