sábado, 21 de maio de 2011

No Globo Rural, o cultivo da beterraba para fabricação de etanol e açúcar, 22

Confira também uma reportagem sobre a crise dos arrozeiros neste domingo
O Globo Rural, que a Rede Globo exibe neste domingo,22, às 07h55, logo após Pequenas Empresas & Grandes Negócios, traz uma reportagem especial sobre o cultivo da beterraba para fabricação de açúcar e etanol na região da Picardie, na França.
O programa foi até o país para mostrar que a Europa extrai açúcar da beterraba há muito anos, já que não possui clima para cultivar a cana-de-açúcar. Além disso, de uns anos pra cá, a França tem seguido o exemplo do Brasil e também começou a produzir o etanol. A beterraba é da mesma espécie da que é plantada no Brasil, porém sua cor é branca.
Na primeira parte da matéria, a equipe de reportagem visita uma propriedade agrícola de 150 hectares, localizada no município de Guise – 86 deles são dedicados à plantação do legume. O repórter Vico Iasi conta como é cultivo da beterraba e como os agricultores lidam com as pragas e doenças. Ela é plantada em março e abril e sua colheita ocorre entre os meses de outubro e novembro.
A segunda parte do programa mostra uma usina de etanol e açúcar localizada na cidade de Origny Sainte-Benoite. A tonelada do açúcar produzida na França tem o custo de R$1,1 mil, exatamente o dobro do produto da cana fabricado no Brasil. O terceiro bloco da reportagem mostra que uma cooperativa francesa, percebendo que o lucro da cana-de-açúcar é maior, começou a investir no Brasil em 2001 e já tem sete usinas no país. A primeira delas está localizada na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo. A produção brasileira de açúcar já representa um terço do faturamento total da cooperativa francesa.
Ainda no programa, confira uma matéria sobre a crise dos arrozeiros. O preço de venda do arroz está abaixo do custo da lavoura e os agricultores não estão conseguindo honrar as dívidas que fizeram para realizar o plantio do grão.
O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta, após Sagrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário