sábado, 28 de maio de 2011

Após sucesso da reprise de ‘Vale Tudo’, Beatriz Segal volta à TV

Atriz viverá Maria Beatriz na minissérie  Lara com Z. Foto: Jorge Rodrigues Jorge/TV PressAtriz viverá Maria Beatriz na minissérie Lara com Z
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/TV Press
Márcio Maio
À primeira vista, Beatriz Segall tem o mesmo ar imponente que se vê tanto em Lara com Z, onde interpreta a egoísta Maria Beatriz, quanto na reprise de Vale Tudo, na pele da incomparável Odete Roitman. Mas bastam alguns minutos de conversa para, do alto de seus 84 anos, a atriz demonstrar seu senso de humor.
Sempre dedicada ao teatro – está em cartaz, atualmente, com o espetáculo Conversando com Mamãe -, Beatriz deixa escapar que não é de assistir à televisão. “Assisto mais à Globo News, telejornais em geral e documentários. Novelas nem tanto. Em geral, quando passam, não estou em casa”, desconversou.
Mas não precisa pensar duas vezes quando é questionada sobre o que ainda falta em sua carreira: “fiz tudo o que queria, mas não contracenei com alguns nomes. Espero ainda fazer bons trabalhos com Walmor Chagas e Lima Duarte, por exemplo”.
TVPress – Você estava fora da televisão há quatro anos, desde que encerrou Bicho do Mato, na Record. Por quê?
Beatriz Segall -Na televisão, você não escolhe, é escolhido. Sempre se pode ser mais escolhido, é claro, mas isso não está sob nosso controle. Não tenho vínculo com nenhuma empresa, sempre faço contrato só por obra. Tem sido assim e eu prefiro. Me dá mais liberdade, fico com um poder de escolha maior.
TVPress – E o que a fez aceitar o convite para fazer Lara com Z?
Beatriz – Antes de tudo, o carinho do diretor, o Wolf Maya. A maneira como ele me abordou foi bastante carinhosa. E eu fiquei sabendo das coisas que iriam acontecer na minissérie, me empolguei e fui. E eu também já estava precisando fazer um pouco de tevê mesmo, estava afastada há anos. Gostei bastante de ter feito. A série é bem produzida e o texto, muito bom.
TVPress – Você voltou ao ar justamente na mesma época em que o canal Viva reprisaVale Tudo. Tem assistido suas cenas? Como tem sido a abordagem do público?
Beatriz – Odete Roitman foi o grande personagem da minha carreira na tevê. Tudo que é de boa qualidade na televisão acaba virando um clássico. Com Vale Tudofoi assim. A abordagem é sempre muito favorável. A novela foi há mais de duas décadas e, até hoje, as pessoas adoram. É difícil, hoje em dia, reunir um elenco daqueles. A equipe era excepcional. Na verdade, nem é tão difícil, basta querer. Mas a própria televisão não chama os melhores! Estamos cheios de bons atores por aí!
TVPress – Por que Odete Roitman agrada tanto ao público? 
Beatriz – A Odete era uma personagem ótima porque ela dizia coisas que os brasileiros precisavam ouvir. E quase tudo que ela dizia naquela época não poderia ser dito hoje. Falar do Brasil como ela falava? Isso era no governo do José Sarney. Publica, hein! Hoje, o Brasil mudou. É um país emergente, já chegando lá. Ganhamos muito nos últimos anos, não somos mais um país qualquer. Para aquela época, as coisas que a Odete dizia eram muito verdadeiras.
TVPress – Você comentou que os atores, na tevê, são escolhidos. Já pensou em parar de fazer televisão?
Beatriz – Não é por aí. Já disse “não” para a tevê algumas vezes, sim, porque a gente também não tem de aceitar qualquer coisa. O primeiro passo para fazer bem um papel é se apaixonar por ele. Agora, não fazer mais? Você conhece alguém que já tenha passado por isso? Eu conheço a Bibi Ferreira e o Paulo Autran. Que eu me lembre, foram os únicos que conseguiram.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário