terça-feira, 24 de maio de 2011

“Amor e Revolução” não vai reagir porque teto de audiência do SBT já não é o mesmo

Ninguém falará abertamente sobre o assunto, principalmente se estiver em alguma produção ou corredor do SBT, mas posso garantir que são muitos os profissionais da Anhanguera que já perderam as esperanças em relação a “Amor e Revolução”. A segunda novela de Tiago Santiago para o SBT foi lançada com muitas expectativas por abordar um período pouco explorado da história brasileira, mas o folhetim ainda não conseguiu explodir em audiência, ficando muito abaixo da sonhada média na casa dos dois dígitos.
São muitas as explicações para a situação de “Amor e Revolução” e todo mundo acha que tem a resposta certa para a novela, o que também não é uma realidade. Há quem afirme que a trama foi lançada no momento errado, concorrendo diretamente com os últimos capítulos de “Ribeirão do Tempo”. É uma boa explicação e sem dúvida um fator que afastou o telespectador na novela em suas primeiras semanas. Mas se fosse somente isso, agora a audiência estaria maior porque “Vidas em Jogo” ainda não marca os mesmos índices da fase final de sua antecessora. Outro grupo defende a tese de que a violência das torturas afastou o público e que são poucos os momentos de amor e humor. Outro acerto, mas que isolado não explica a falta de reação da audiência. “Amor e Revolução” sofre dos dois males e de mais alguns, como divulgação discreta, baixa repercussão e pouca exposição de seu elenco.
O que realmente acontece com “Amor e Revolução” está presente em praticamente toda a grade do SBT e poucos conseguem enxergar. O teto de audiência da emissora já não é o mesmo, está bem abaixo do registrado em anos anteriores e dificilmente mudará a curto prazo sem o desenvolvimento de estratégias eficientes para a grade, comunicação com o público e exploração de ações de marketing e das diversas mídias, como o próprio portal da emissora. Sem algo maior e bem planejado qualquer programa viverá mais da intenção do que o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário