quinta-feira, 5 de maio de 2011

Agência divulga imagens de homens mortos na casa de Bin Laden

ATENÇÃO PARA IMAGENS FORTES


Washington (EUA) – A agência de notícias Reuters divulgou, nesta quarta-feira, algumas imagens de homens, não identificados, que foram mortos na casa onde Osama Bin Laden foi capturado e morto, em Abbottabad, no Paquistão, no último domingo.
As fotos teriam sido vendidas, em anonimato, à agência por um agente de segurança paquistanês. Nas imagens há dois homens com trajes tradicionais e um de camiseta, todos com sangue saindo das bocas, ouvidos e narizes.
Além das imagens dos homens, também foram divulgadas fotos de como ficou a casa após a invasão dos agentes americanos. No entanto, o registro do corpo do líder terrorista ainda está sob sigilo do governo dos Estados Unidos.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reuters
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reuters
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reuters
Em entrevista, Obama afirma que não mostrará fotos do corpo de Bin Laden
A rede americana CBS informou nesta quarta-feira que em entrevista ao programa ’60 Minutes’ o presidente Barack Obama afirmou que não vai mostrar fotos do corpo do terrorista saudita Osama bin Laden como prova de sua morte.
De acordo com a rede, a foto do corpo de Osama Bin Laden mostra o líder do grupo terrorista Al Qaeda com uma grande ferida na cabeça e com perda de massa encefálica. A CBS teria tido acesso a imagem.
>>FOTOGALERIA: Imagens da mansão onde Osama foi morto são divulgadas
Na noite desta terça-feira o diretor da CIA (agência de Inteligência americana), Leon Panetta, disse não ter dúvidas de que cedo ou tarde o Governo dos Estados Unidos decidirá publicar uma foto do corpo do terrorista.
“O Governo esteve claramente discutindo sobre como fazê-lo melhor, mas não acredito que haja dúvidas de que, em última instância, uma fotografia será mostrada ao público”, afirmou Panetta em entrevista à rede de televisão NBC.
>> INFOGRÁFICO: Veja como foi a morte de Bin Laden
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, reconheceu nesta terça-feira, durante sua entrevista coletiva diária, que a publicação das fotos do corpo de Bin Laden poderia ter um efeito “incendiário”, o que representa um dos fatores para o Governo americano decidir se divulga ou não as imagens.
Foto: Reprodução
Mais uma imagens da mansão onde Osama foi morto | Foto: Reprodução
Carney revelou que outro dos fatores é que essas fotografias são muito “truculentas”. Ele pediu paciência à imprensa. “Estamos analisando a situação e tomaremos a decisão apropriada”.
Dia histórico para o mundo
Face global do terrorismo desde que sua organização levou a cabo os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, o saudita Osama bin Laden, 54 anos, costumava usar frases de efeito para impressionar seguidores, chegando a dizer que gostaria de “morrer pela bala”. Mas os últimos momentos dele, domingo, no Paquistão, tiveram momentos nada heroicos. O líder da Al-Qaeda usou uma mulher — possivelmente uma de suas 5 esposas — como escudo humano enquanto trocava tiros com militares de elite americanos que o eliminaram em apenas 5 minutos de batalha.
Inimigo público número 1 dos EUA e chefe de uma organização que fez ataques importantes contra alvos ocidentais também na Europa e na África, Bin Laden foi localizado em Abbottabad, cidade a duas horas da capital paquistanesa, Islamabad. Ele foi encontrado através de pistas obtidas em interrogatórios de presos na polêmica Base Militar americana de Guantánamo, em Cuba.
Bin Laden estava há alguns anos na casa de três andares com certo conforto e muita segurança — bem diferente das cavernas onde se acreditava que ele estava no início da caçada humana por sua cabeça. Para os padrões do Paquistão, o imóvel é uma mansão.
Os interrogatórios em Guantánamo levaram os americanos a identificar mensageiro de confiança de Bin Laden — o mesmo que acabou morto domingo. A CIA passou pelo menos dois anos seguindo seus passos. Graças a isso, em agosto descobriu o imóvel que serviu de refúgio ao terrorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário